quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

ANO DA FÉ - PARA MELHOR VIVER

Estamos vivenciando o ANO DA FÉ, instituído pelo Papa Bento XVI.
Segue aqui algumas dicas de como viver melhor o ANO DA FÉ:
1 - Ir à Missa - Participe mais das missas em sua comunidade. Se tem o hábito amplie a participação vivenciando melhor a Eucaristia em sua vida.
2 - Confesse-se - A Confissão é um Sacramento muito importante, pois nos redime dos pecados e apaga em nós algo que de ruim fizemos e nos arrependemos por ter feito. Procure examinar sua consciência e volte seu coração para Deus. Ele está sempre de braços abertos pra lhe perdoar.
3 - Conhecer os Santos - Procure neste ANO DA FÉ, conhecer a vida e história dos santos da nossa Igreja, pois além de sua santidade ser evidente, são grande exemplos para serem seguidos por todos nós.
4 - Leia a Bíblia diariamente - Não faça da Palavra de Deus um amuleto da sorte, mais procure conhecê-la um pouco mais todos os dias, lendo-a e refletindo sua mensagem de vida para cada um de nós.
5 - Ler os Documentos do Vaticano II - Muito importante conhecer este Concílio que trouxe novo ardor missionário a Igreja, fazendo que a participação leiga assumisse na história da fé seu papel de agente transformador da vida e da sociedade.
6 - Estude o Catecismo - Bom momento para conhecer mais a fundo a nossa doutrina cristã, pois o Catecismo é o conjunto de tudo o que Deus nos fala em sua Palavra a Bíblia. Ele é o caminho seguro para que todos possam entender melhor o que Deus nos fala e quer de cada um de nós.
7 - Seja voluntário - Procure participar da vida pastoral da Paróquia, seja um agente transformador da realidade, buscando servir à Deus através do trabalho pastoral em sua comunidade.
8 - Ajude quem precisa - Não fique indiferente com o sofrimento alheio, procure fazer algo para amenizar sua dor, e auxilie na melhoria de vida das pessoas, se torne agente de transformação para quem precisa.
9 - Convide seus amigos para a Missa - Amigo de verdade deve ensinar a seus amigos o caminho da verdade, então está na hora de incentivar seu amigo a participar da grande festa da vida, celebrando Jesus Cristo na Eucaristia. Participando da Santa Missa.
10 - Viver as bem-aventuranças - Assim como Jesus nos convida e envia, faça das Bem-aventuranças anunciadas por Jesus, sua primícia de vida, seja através do testemunho cristão grande animador da vida das pessoas no exemplo e seguimento de Jesus Cristo. Nosso Salvador.

Adaptação do Texto de Dom David Ricken, Bispo de Gren Bay, Wisconsin, Presidente da Comissão para a Evangelização e Catequese da Conferência Episcopal dos EUA.

sábado, 3 de novembro de 2012

15 anos de Evangelização e Missão


Nossa Paróquia celebra 15 anos de criação. E neste período temos muito a crescer e amadurecer. Grandes momentos já passamos juntos e passaremos mais ainda. Não é todo dia que se faz 15 anos e para isso é preciso muita força e dedicação de todos, que celebram juntos esta data. 
Por isso busquemos sempre harmonizar nossa vida e o trabalho pastoral fazendo com que Cristo possa estar presente sempre na vida de todos. FELIZ ANIVERSÁRIO PARÓQUIA DE SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA.

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

CAMPANHA MISSIONÁRIA 2012, VÍDEO DE ABERTURA

VÍDEO DE ABERTURA E APRESENTAÇÃO DA CAMPANHA MISSIONÁRIA 2012.
Este ano a CAMPANHA MISSIONÁRIO das Pontifícias Obras Missionárias da CNBB traz para o Brasil o tema: BRASIL MISSIONÁRIO PARTILHA TUA FÉ, para despertar em cada cristão seu papel de evangelizador no mundo de hoje. Buscando assim partilhar a vida e a dignidade da fé, testemunhando assim a Cristo, Vivo e Ressuscitado no meio de nós.
É preciso buscar no Evangelho o verdadeiro espírito missionário, que não se cansa em levar a Palavra de Deus aos mais necessitados. Não somente a ação que procura minimizar as consequências das injustiças sociais promovem, mais também com espírito missionário levar Jesus através da Palavra e ação transformadora da mentalidade e vivência.
Ser Missionário é aprender todos os dias a crescer na fé e partilhá-la com todos que encontrar. Buscando sempre transformar a realidade em algo profundo e enraizado na intimidade da pessoa humana, imagem e semelhança de Deus. 

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

BÍBLIA A PALAVRA DE DEUS


Estamos no mês da Bíblia, e não somente promover a leitura orante da Palavra de Deus mas torná-la presente em nosso dia-a-dia. A celebração do mês da Bíblia surgiu na Arquidiocese de Belo Horizonte, MG em 1971 quando aquela Arquidiocese celebrava na ocasião 50 anos. Logo em seguida a CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, assumiu esta comemoração e assim faz parte das comemorações das dioceses de todo o Brasil.
Este ano celebrar o mês da Bíblia nos convida a refletir o tema: "Discípulos Missionários a partir do Evangelho de Marcos", e lema: "Coragem! Levanta-te! Ele te chama". Expressão da narrativa da cura do cego Bartimeu do Evangelho de São Marcos, capítulo 10.
A Bíblia é um dos livros mais conhecido em todo o mundo. Traduzida para mais de 1250 línguas atrai a atenção de todos, mais mesmo assim ainda é desconhecido por muitas pessoas que a tem em casa mais não a lê.
A Bíblia é uma coleção de Livros Sagrados, divididos em duas grandes partes: o Antigo Testamento - AT, e o Novo Testamento - NT. O Antigo Testamento contém 45 ou 46 Livros, e o Novo Testamento contém 27 Livros.
O AT traz a história da criação, formação do Povo da Bíblia e toda a sua história, nesta parte da Bíblia Deus revela-se como - Criador. E nesta parte acontecem as promessas de Deus que se cumprem com Jesus Cristo na sua Ressurreição.
O NT traz a história da vida e missão de Jesus Cristo. Os Evangelhos, a Boa-Nova de que Jesus cumpre as promessas de Deus e com sua morte e ressurreição restaura a Aliança entre Deus e a humanidade, traz a Salvação por seu corpo e sangue.
Mais que um mês dedicado a Bíblia, dedique você um tempo todos os dias para ler e meditar a PALAVRA DE DEUS.

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

DEBATE POLÍTICO

Nesta quarta-feira 22 de agosto, no Centro Pastoral da Igreja Matriz da paróquia, aconteceu debate com os candidatos a Prefeitura de Natal. Os candidatos que participaram do debate foram: Robério Paulino, Hermano Morais, Fernando Mineiro e Rogério Marinho. Foi justificada a ausência do candidato Carlos Eduardo.
O debate foi uma oportunidade de a comunidade conhecer as propostas dos candidatos para os problemas enfrentados pela comunidade.
A paróquia de Santo Antônio de Pádua é constituída por um dos principais bairros da Zona Norte, Nossa Senhora da Apresentação. E tem uma população estimada em mais de 200 mil habitantes e, como no resto da cidade tem seus problemas, que precisam ser enfrentados com seriedade e responsabilidade.
O padre Inácio Henrique (pároco), foi quem abriu e mediou o debate. No final ele entregou aos candidatos presentes livro NOTA DOUTRINAL, Doc. Nº 11 dos Documentos da Igreja.
A participação da população na gestão municipal é importante pois traz mais agilidade e compromisso do governante eleito.
Parabéns a todos que direta e indiretamente contribuíram para o sucesso deste momento e a todos que organizaram o debate.
(Josenilson Araújo)