sábado, 11 de maio de 2013

47º DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS



Amados irmãos e irmãs,
Encontrando-se próximo o Dia Mundial das Comunicações Sociais de 2013, desejo oferecer-vos algumas reflexões sobre uma realidade cada vez mais importante que diz respeito à maneira como as pessoas comunicam atualmente entre si; concretamente quero deter-me a considerar o desenvolvimento das redes sociais digitais que estão a contribuir para a aparição de uma nova ágora,  de uma praça pública e aberta onde as pessoas partilham ideias, informações, opiniões e podem ainda ganhar vida novas relações e formas de comunidade.
Estes espaços, quando bem e equilibradamente valorizados, contribuem para favorecer formas de diálogo e debate que, se realizadas com respeito e cuidado pela privacidade, com responsabilidade e empenho pela verdade, podem reforçar os laços de unidade entre as pessoas e promover eficazmente a harmonia da família humana. A troca de informações pode transformar-se numa verdadeira comunicação, os contatos podem amadurecer em amizade, as conexões podem facilitar a comunhão. Se as redes sociais são chamadas a concretizar este grande potencial, as pessoas que nelas participam devem esforçar-se por serem autênticas, porque nestes espaços não se partilham apenas ideias e informações, mas em última instância a pessoa comunica-se a si mesma.
O desenvolvimento das redes sociais requer dedicação: as pessoas envolvem-se nelas para construir relações e encontrar amizade, buscar respostas para as suas questões, divertir-se, mas também para ser estimuladas intelectualmente e partilhar competências e conhecimentos. Assim as redes soc iais tornam-se cada vez mais parte do próprio tecido da sociedade enquanto unem as pessoas na base destas necessidades fundamentais. Por isso, as redes sociais são alimentadas por aspirações radicadas no coração do homem.
A cultura das redes sociais e as mudanças nas formas e estilos da comunicação colocam sérios desafios àqueles que querem falar de verdades e valores. Muitas vezes, como acontece também com outros meios de comunicação social, o significado e a eficácia das diferentes formas de expressão parecem determinados mais pela sua popularidade do que pela sua importância intrínseca e validade. E frequentemente a popularidade está mais ligada com a celebridade ou com estratégias de persuasão do que com a lógica da argumentação.
Às vezes, a voz discreta da razão pode ser abafada pelo rumor de excessivas informações, e não consegue atrair a atenção que, ao contrário, é dada a quantos se expressam de forma mais persuasiva. Por conseguinte os meios de comunicação social precisam do compromisso de todos aqueles que estão cientes do valor do diálogo, do debate fundamentado, da argumentação lógica; precisam de pessoas que procurem cultivar formas de discurso e expressão que façam apelo às aspirações mais nobres de quem está envolvido no processo de comunicação. Tal diálogo e debate podem florescer e crescer mesmo quando se conversa e toma a sério aqueles que têm ideias diferentes das nossas.
“Constatada a diversidade cultural, é preciso fazer com que as pessoas não só aceitem a existência da cultura do outro, mas aspirem também a receber um enriquecimento da mesma e a dar-lhe aquilo que se possui de bem, de verdade e de beleza” (Discurso no Encontro com o mundo da cultura, Belém, Lisboa, 12 de Maio de 2010).
O desafio que as redes sociais têm que enfrentar é o de serem verdadeiramente abrangentes: então beneficiarão da plena participação dos fiéis que desejam partilhar a Mensagem de Jesus e os valores da dignidade humana que a sua doutrina promove. Na realidade, os fiéis dão-se conta cada vez mais de que, se a Boa Nova não for dada a conhecer também no ambiente digital, poderá ficar fora do alcance da experiência de muitos que consideram importante este espaço existencial.
O ambiente digital não é um mundo paralelo ou puramente virtual, mas faz parte da realidade cotidiana de muitas pessoas, especialmente dos mais jovens. As redes sociais são o fruto da interação humana, mas, por sua vez, dão formas novas às dinâmicas da comunicação que cria relações: por isso uma solícita compreensão por este ambiente é o pré-requisito para uma presença significativa dentro do mesmo.
A capacidade de utilizar as novas linguagens requer-se não tanto para estar em sintonia com os tempos, como, sobretudo para permitir que a riqueza infinita do Evangelho encontre formas de expressão que sejam capazes de alcançar a mente e o coração de todos. No ambiente digital, a palavra escrita aparece muitas vezes acompanhada por imagens e sons. Uma comunicação eficaz, como as parábolas de Jesus, necessita do envolvimento da imaginação e da sensibilidade afetiva daqueles que queremos convidar para um encontro com o mistério do amor de Deus.
Bento XVI, 24 de Janeiro de 2013, Dia de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas.

quarta-feira, 1 de maio de 2013

SOBRIEDADE REALIZA ENCONTRO ARQUIDIOCESANO


PASTORAL DA SOBRIEDADE

Acontecerá neste domingo dia 05 de maio de 2013 encontro arquidiocesano da Pastoral da Sobriedade em nossa paróquia. O encontro acontecerá na Escola Estadual Professora Ana Júlia, no Conjunto Parque dos Coqueiros, a partir das 8 horas da manhã. 
A Pastoral da Sobriedade se faz presente hoje em 12 Paróquias da Arquidiocese de Natal, e trabalha com dependente químicos, pessoas com problema de depressão entre outros, além de fazer acompanhamento junto as famílias destas pessoas. 
Na nossa Paróquia, a Pastoral da Sobriedade tem reunião nas sextas-feiras, após a Missa na Igreja Matriz, a partir das 20 h. A coordenadora paroquial da pastoral é a sra. Maria Pereira que também é Ministra Extraordinária da Sagrada Comunhão Eucarística.

CATEQUESE INTENSIFICA SEU TRABALHO PASTORAL

A partir deste sábado, 04 de maio de 2013 a catequese com crianças na Igreja Matriz, no conjunto Parque dos Coqueiros terá mudanças.
As crianças com idade entre 7 e 8 anos participarão da turma da Pré-Catequese, no horário das 07:30 h às 08:30 h. da manhã no Centro Pastoral.
Já as crianças a partir dos 9 anos de idade, vão participar da turma que se reunirá no horário das 08:30 h às 10 h da manhã também no Centro Pastoral.
O objetivo destas turmas é trabalhar melhor com as faixas etárias, pois havia um só grupo anteriormente que não atingia o objetivo da preparação para a 1ª Eucaristia. Com isso, haverá melhor desenvolvimento da Evangelização e preparação para as crianças receberem o Sacramento da Eucaristia.

PEREGRINAÇÃO DE SANTO ANTÔNIO NAS COMUNIDADES


Durante este mês de Maio, acontece a Peregrinação da Imagem de Santo Antônio de Pádua pelas comunidades cristãs da Paróquia. O objetivo da peregrinação é animar as comunidades em torno da FESTA DO PADROEIRO DA PARÓQUIA que acontece no mês de Junho.
A peregrinação começa neste sábado dia 04 de maio na Comunidade Cristã de São Bartolomeu, no domingo 05/05 será a Comunidade Cristã de São Tomé.
11/05 - Mãe Peregrina
12/05 - Nossa Senhora das Vitórias
18/05 - Nossa Senhora do Rosário
19/05 - Nossa Senhora da Imaculada Conceição
22/05 - Santa Clara
25/05 - São Francisco
26/05 - Nossa Senhora de Fátima
01/06 - São Paulo Apóstolo
02/06 - São João Batista
A festa do Padroeiro da Paróquia acontece de 07 a 16 de junho de 2013 na Igreja Matriz da Paróquia no Conjunto Parque dos Coqueiros. Participe!

DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS

Mensagem do Papa Emérito Bento XVI para este dia:
REDES SOCIAIS, PORTAIS DE VERDADE E DE FÉ, NOVOS ESPAÇOS DE EVANGELIZAÇÃO


O Dia Mundial das Comunicações Sociais será 12 de Maio de 2013, celebrando também o Dia das mães. Para incentivar a vivência deste dia, será realizado Encontro Paroquial na comunidade cristã de Santa Clara, no Vale Dourado, no sábado 11 de maio, das 8 às 11 h da manhã, sobre a Mensagem do Papa Emérito Bento XVI, que neste ano faz referência as Rede Sociais e a Evangelização através delas.

Durante a manhã deste dia 11 de maio, a Paróquia estará reunida para conhecer a Mensagem de Bento XVI, e debater um pouco sobre as REDES SOCIAIS  e seu uso. Os Palestrantes presentes ao eventos serão Gabi Tavares, Jornalista que atua no Segue-me da Paróquia, e o Sr. Nicolau, Jornalista e pertencente as Equipes de Nossa Senhora (ENS) do Setor A - Equipe Nossa Senhora Auxiliadora. 

Para celebrar em nossa paróquia este dia, será lido uma síntese da Mensagem do Papa Bento nas Celebrações das comunidades cristãs da paróquia, levando assim os fiéis a conhecerem a celebração deste dia e efetivando nossa paróquia através das Redes Sociais e uso da internet.


MINHA MÃE, MEU TESOURO!


Com este Tema, a Pastoral da Comunicação da Paróquia de Santo Antônio de Pádua, realiza neste mês de Maio o Concurso fotográfico para o DIA DAS MÃES. O objetivo do concurso é promover a integração dos fiéis nas Redes Sociais da Paróquia, promovendo a pessoa humana e a família, além de homenagear as mães.
Segundo à coordenação da Pascom, o concurso através das redes sociais, neste caso o Facebook, promove um evento que possa atingir as pessoas que participam da paróquia. Veja o Regulamento do Concurso:

O concurso MINHA MÃE, MEU TESOURO, começa hoje 1º de maio e vai até o dia 10 deste mês, o resultado sairá no domingo 12 de Maio com divulgação no Facebook da Pascom e a homenagem será feita na comunidade onde a mamãe homenageada participar.

Outros eventos deverão acontecer através das redes sociais da paróquia, para que a evangelização seja promovida e, ações com internautas da paróquia, possam criar um espaço sadio onde todos possam partilhar a Palavra de Deus.

A Pascom ainda faz o convite para que no dia 12 de maio, DIA DAS MÃES e DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS, os internautas da Paróquia deixem sua homenagem para as mães postando mensagens para elas neste dia.

Josenilson Araújo
Pascom de Santo Antônio de Pádua