domingo, 19 de outubro de 2014

PARÓQUIA COMEMORA 17 ANOS DE CRIAÇÃO

No último dia 18 de outubro de 2014, celebramos 17 anos de criação da Paróquia de Santo Antônio de Pádua. Uma breve história.
A Capela de Santo Antônio de Pádua com 5 anos de existência teve a alegria de se tornar Igreja Matriz da Paróquia criada à 18 de outubro de 1997. Este ano é uma jovem paróquia de 17 anos e uma comunidade cristã com 22 anos de existência. 
Desde o início sempre contou com a dedicação de pessoas abnegadas que juntamente com o sacerdote fundador o pe. Tiago Theisen, foram vencendo passo a passo as dificuldades de um ambiente que continha apenas paredes de tijolos sem reboco, o telhado, portas e janelas frágeis e humildes, um chão de terra e complementando o ambiente, 4 bancos rústicos e um altar de tábua, sentada sobre dois troncos de coqueiros.
Se hoje temos uma realidade bem diferente é porque os padres que passaram juntamente com os agentes de pastorais, nunca desistiram de lutar para que o Reino de Deus acontecesse neste lugar. 
É motivo de gratidão e de louvor a Deus quando contemplamos o crescimento de nossa paróquia tanto em sua estrutura física, como em números de pastorais, grupos, movimentos e serviços juntamente como toda a assembleia que se faz presente nas celebrações, cada um com sua mística e objetivos específicos, mas formando uma só comunidade do povo de Deus. 
Neste mês missionário vislumbramos alguns de muitos frutos da caminhada ainda pequena da paróquia: Além dos inúmeros leigos engajados no presente, muitos já partiram para  casa do Pai ou mudaram-se daqui. Pudemos contar com cinco sacerdotes até então, que assumiram o seu pastoreio em nossa Igreja: Pe. Tiago Theisen, o fundador; pe. Manoelzinho, o primeiro Pároco; pe. Silvio, pe. Inácio e nosso atual Pároco, o pe. Jonerikson Gomes. 
Com o crescimento da Paróquia tornou-se necessária a colaboração dos Vigários Paroquiais. Foram Eles: pe. Dalmário, pe. Ednaldo, pe. Aryson, pe. Marcelo Coutinho, pe. João Maria, pe. Flávio e atualmente, o pe. Newton Coelho.
Nossa Paróquia também já teve a felicidade de ordenar dois sacerdotes: o pe. Mário, e recentemente o pe. Idelbrando Medeiros. 
Para auxiliar os sacerdotes em alguns sacramentos e trabalhos pastorais, foram ordenados os Diáconos permanentes: Diác. Belizário, diác. Haroldo e diác. Elson Jardel que estão atuando agora em outras paróquias. Permanecem na paróquia os diáconos: Severino, Raimundo, Arioston e Fernando. 
No Seminário de São Pedro, preparam-se para o sacerdócio mais 3 seminaristas. 
Aquela humilde capela, hoje é matriz da Paróquia de Santo Antônio de Pádua composta por mais 11 comunidades cristã: Matriz Santo Antônio de Pádua, São Tomé, São Bartolomeu, Santa Clara, São Francisco, São João Batista, Imaculada Conceição, Nossa Senhora das Vitórias, Nossa Senhora do Rosário, Mãe Peregrina, São Paulo Apóstolo e Nossa Senhora de Fátima convivendo em unidade e harmonia. 
Muito se tem a contar da vida da paróquia, no serviço dos sacerdotes e dos leigos. Mas ainda é muito pouco do que o mundo precisa para ser evangelizado. É necessário que neste Mês Missionário, cada um que ainda não disse sim à sua missão de batizado, possa refletir em como pode ajudar a sua Igreja a ser cada dia mais viva, atuante, missionária e salvadora da humanidade, pois foi o próprio Jesus Cristo quem disse: "Vem e Segue-me". 
Para que a nossa Paróquia cresça muito mais, é necessário que não se olhe tão somente para as falhas humanas nela contidas e que sempre existirão, olhe-se para Jesus Cristo, Nossa Senhora, Santo Antônio e tantos outros santos que nunca desanimaram diante das dificuldades, pois o céu é o nosso ponto de chegada. Dispor-se a ajudar à Igreja, é prova de amor a Deus e o próximo.